O saca-rolhas é um instrumento que serve para retirar a rolha de uma garrafa de vinho, seja ela de cortiça natural ou sintética. Dentre os tipos de saca-rolhas mais conhecidos, destacamos alguns modelos. Cada um deles possui suas particularidades e formatos diferentes, mas todos são capazes de abrir a garrafa de vinho com qualidade e eficiência.
Saca-Rolhas Simples
O saca-rolhas simples é o modelo mais antigo e tradicional. Consiste em um espiral de aço preso a uma alça perpendicular, feita de madeira ou outro material, como plástico ou acrílico.
Esse modelo, além de barato e fácil de encontrar, pode trazer dificuldades aos iniciantes, pois exige uma certa força por parte do usuário. Sem a prática necessária, também é comum que a rolha não saia inteira.

Saca-Rolhas de Abas
Este tipo possui duas alavancas que se assemelham às asas de uma borboleta, permitindo que o usuário insira a espiral no centro da rolha e, em seguida, use as alavancas para puxar a rolha para fora da garrafa com facilidade.

Saca-Rolhas de Dupla Alavanca
Conhecido pela facilidade de uso, este modelo também conhecido como saca-rolhas de duas alavancas. Ele geralmente possui duas alavancas que ajudam a extrair a rolha da garrafa de forma mais fácil do que um saca-rolhas tradicional.
Além disso, muitos saca-rolhas de alavanca também vêm com cortadores de cápsula acoplados, o que permite cortar a cápsula de metal ou plástico que envolve a parte superior da garrafa antes de remover a rolha.

Saca-Rolhas de Rosca
Simples e prático, um saca-rolhas de rosca é um tipo de saca-rolhas que possui uma espiral ou rosca na extremidade que é inserida na rolha para removê-la da garrafa. É um design popular e eficaz para abrir garrafas de vinho.

Saca-Rolhas Lever
O saca-rolhas lever é outro modelo indicado para iniciantes. Para utilizá-lo, basta acoplar o equipamento em torno do gargalo e empurrar para baixo, removendo a rolha, este saca-rolhas é mais estável e requer menos esforço, pois pode ser girado para remover a rolha.
A maior desvantagem do saca-rolhas lever é que ele não é portátil, exigindo, também, uma superfície firme para que possa ser manuseado com sucesso.

Saca-Rolhas Elétrico
Funciona com bateria e é projetado para remover rolhas de forma simples. Para usá-lo, basta acoplá-lo na garrafa e apertar um botão, que a rolha sai sem nenhum esforço. Esse modelo é uma novidade mais recente.
Uma desvantagem do saca-rolhas elétrico é seu preço elevado, além disso, também não é portátil e exige que se tenha pilhas sempre à disposição.

Saca-Rolhas de Ar com Agulha
O Saca-rolhas de ar é um abridor a vácuo com agulha que não danifica sua rolha, perfeito para colecionadores. Seu método extrai a rolha com pressão de ar através da agulha.
Um jeito simples e prático, somente introduza a agulha na rolha e bombeie o ar que a rolha irá sair.

Saca-Rolhas Pinça
Esse modelo é um tipo de saca-rolhas que combina as funções de abrir garrafas de vinho com um mecanismo de pinça, que permite remover a rolha da garrafa de forma prática e eficiente. Esse design geralmente envolve duas alavancas que se movem em direções opostas, permitindo inserir a ponta do espiral na rolha e, em seguida, puxá-la para fora da garrafa.
Esses saca-rolhas são considerados convenientes por muitos, pois proporcionam uma boa aderência à rolha e geralmente são fáceis de usar, exigindo menos esforço físico do que alguns modelos mais tradicionais.

“É sempre bom lembrar que a qualidade do saca-rolhas pode variar e influenciar na facilidade com que a rolha é removida. Experimentar diferentes modelos de saca-rolhas tem suas vantagens e pode se adaptar melhor a diferentes preferências pessoais ou situações específicas.”